Panorama do investimento em marketing digital no Brasil
Pelos faturamentos informados ao CENP (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário), por 336 agências de publicidade, a internet representou 38,2% do bolo de publicidade, do total investido em marketing, em 2023 – em sua totalidade, um extrato de médias e grandes empresas.
Em acordo com o estudo “Marketing Digital na América Latina”, desenvolvido pela NTT DATA e a MIT Technology Review, os investimentos em marketing digital correspondem a 60% do todo, percentual que deve aumentar para 85% nos próximos cinco anos, aponta pesquisa.
Distribuição dos investimentos em publicidade on-line
1. 55% foram destinados às plataformas de redes sociais
2. 30 % em sites de pesquisas
3. 15% sites de notícias e especalizados
Distribuição do investimento por Formato da Publicidade
1. 37% direcionados para vídeo,
2. 33% para display (formatos estáticos e animados como banners, ads, posts, gifs etc.)
3. 30% para search (mecanismos de busca).
* A IAB começou a considerar em seus estudos, a mídia “retail media” que engloba campanhas de marcas feitas dentro de marketplaces, anúncios em sites de grandes varejistas, e ações das marcas realizadas em outros sites com base em dados dos clientes dos varejistas. A estimativa do IAB/Kantar é de que R$ 2,6 bilhões foram investidos em “retail media” no ano passado, e isto elevaria para R$ 37,6 bilhões o total dedicado à publicidade on-line em 2023.
Setores que mais investem em marketing digital
Os cinco setores que concentraram mais de 60% do investimento em publicidade digital:
1. Comércio (27,18%),
2. Serviços (13,35%),
3. Mídia (7,81%),
4. Eletrônicos e informática (5,96%),
5. Financeiro e securitário (5,94%)
Informações importantes sobre investimento em marketing digital
Quem compra a mídia
– Aumento de 15% na compra de anúncios através de agências especializadas em publicidade digital.
– 67% do total investido foi realizado via agencias especializadas
– 33% foi por compra direta
Percentual do faturamento investido em marketing Digital
– A maioria das empresas destina de 1% a 2% do faturamento ao marketing digital
– Cerca de 17% dos negócios dedicam um pouco mais: de 3% a 4% do faturamento
Sobre uso de pessoal
– 7% dos negócios possuem um time digital sênior, com metas próprias de geração de demanda
– 31% das empresas, existem algumas pessoas comandando funções digitais básicas, mas sem metas compartilhadas
– 29,70%, possui uma só pessoa responsável pelo marketing digital, mas ela não tem conhecimentos específicos
Ferramentas mais importantes para as empresas
– CRM, 82%,
– SEO 59%,
– ferramentas de gerenciamento de campanhas, 57%,
– escuta social, 38%.
– visualização de dados < 15
Os 10 sites mais visitados no Brasil (2023):
Endereço / Visitas por mês
1. Google.com 4,589 bilhões
2. Youtube.com 1,407 bilhão
3. Facebook.com 840,5 milhões
4. Globo.com 694,8 milhões
5. Instagram.com 677,7 milhões
6. Whatsapp.com 467,1 milhões
7. Uol.com.br 457,2 milhões
8. Google.com.br 300,3 milhões
9. Twitter.com 252,8 milhões
10. Mercadolivre.com.br 242,1 milhões
24 e-commerces mais utilizados pelos brasileiros
(1º trimestre de 2024)
Número de sessões realizados pelos internautas. Numa mesma sessão, um internauta pode acessar várias páginas.
SITE | SESSÕES | |
1º | mercadoLivre.com.br | 740.4 milhões |
2º | amazon.com.br | 539.1 milhões |
3º | olx.com.br | 299.8 milhões |
4º | magazineluiza.com.br | 296.7 milhões |
5º | shopee.com.br | 267.9 milhões |
6º | casasbahia.com.br | 140.8 milhões |
7º | aliexpress.com.br | 126.4 milhões |
8º | americanas.com.br | 84.1 milhões |
9º | netshoes.com.br | 78.0 milhões |
10º | amazon.com | 47.9 milhões |
11º | carrefour.com.br | 47.5 milhões |
12º | centauro.com.br | 27.3 milhões |
13º | ebay.com | 20.0 milhões |
14º | pontofrio.com.br | 18.8 milhões |
15º | havan.com.br | 12.8 milhões |
16º | promobit.com.br | 12.0 milhões |
17º | fastshop.com.br | 9.7 milhões |
18º | extra.com.br | 8.7 milhões |
19º | gazin.com.br | 8.2 milhões |
20º | shoptime.com.br | 7.4 milhões |
21º | casaevideo.com.br | 6.5 milhões |
22º | submarino.com.br | 5.1 milhões |
23º | alibaba.com | 4.7 milhões |
24º | colombo.com.br | 3.0 milhões |
Fonte: IAB Brasil / Digital AdSpend Brasil / Kantar Ibope Midia
Fotos: freepik.com