Investimento em mídia no Brasil

Investimento em mídia no Brasil

Investimento em mídia no Brasil cresce 3,14% no 1º trimestre de 2025,  movimentando 4,7 bilhões de reais

Um primeiro trimestre positivo para o mercado publicitário: o Painel Cenp-Meios, revela que o investimento em mídia cresceu 3,14% no 1º trimestre de 2025, quando comparado ao mesmo período de 2024.

O cenário econômico é desafiador, e mesmo assim a publicidade brasileira segue demonstrando força. O estudo abrange 316 agências participantes do estudo, e que movimentaram R$ 4,7 bilhões — aumento de quase R$ 150 milhões.

Mesmo não trazendo o número total do investimento em mídia no Brasil, é importante para demonstrar os percentuais de participação de cada mídia dentro da verba de mídia das empresas.

 

MÍDIA / Part. %

 

Mídia CINEMA

 

0,20%
 
 

Mídia INTERNET

 

36,50%
 
Áudio 0,20%
 
Busca 9,60%
 
Rede sites Display e outros 60,50%
 
Social 22,50%
 
Vídeo 7,20%
 
Mídia JORNAL⁵ 1,20%
 
Mídia EXTERIOR⁵ 11,80%
 
Mídia RÁDIO 3,60%
 
Mídia REVISTA⁵ 0,20%
 
Mídia TELEVISÃO 46,50%
 
Aberta 79,80%
 
Por Assinatura 20,20%

 

Fonte
O Painel Cenp-Meios é um sistema do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário que totaliza metadados referentes às compras de mídia realizadas e veiculadas por agências por ordem e conta de clientes anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por período e meio (apresentados em ordem alfabética), não sendo recebidos quaisquer dados negociados individualmente em cada transação.

Notas gerais:

***Os valores totalizados são apresentados em milhares e podem apresentar discreta variação.

¹Investimento em Mídia refere-se aos valores faturados.

²Conheça as Agências participantes do sistema Cenp-Meios – PAINEL 2025 – JAN A MAR – 316 AGÊNCIAS (248 MATRIZES E 68 FILIAIS).

³Dados divulgados em 05 de junho de 2025.

⁴Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado*” e o “Desconto-Padrão**”.

*Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, deduzidos os descontos comerciais.

**Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação é que o seu valor não seja inferior à 20%.

⁵Os dados do meio Internet são, desde 2019, subdivididos em:

· Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);

· Internet-Social (quando se tratar de redes sociais);

· Internet-Vídeo (quando se tratar de utilização de mensagens de vídeos);

· Internet-Áudio (quando se tratar de utilização de mensagens de áudio);

· Internet-Display e outros;

Os dados dos meios Jornal, Revista, OOH e TV por Assinatura, incluem investimentos nas demais plataformas destes meios.

⁶Este painel conta com a participação de 316 Agências, sendo 248 matrizes e 68 filiais,que possuem condições técnicas necessárias para implementação (agências certificadas pertencentes aos grupos 1 a 8, conforme previsto no Anexo “A” das Normas-Padrão). O painel conta, ainda, com a participação de agências não certificadas interessadas, que possuem condições técnicas e fazem uso de sistemas já homologados pelo Cenp-Meios (AdSolutions, Publi, VBS, Microuniverso, iClips (Studio), Siga e Operand), mediante termo de adesão e compromissos assinados.

⁷Cotação do dólar comercial de venda do último dia de cada mês totalizado, fornecido pelo Banco Central, de forma que o painel anual deverá contemplar a soma dos valores em dólar das parciais.

NOTA TÉCNICA

1 – O Painel Cenp-Meios é um painel composto com dados do investimento em mídia das principais agências do país, com uma representatividade e robustez. Em seu oitavo ano, é acompanhado pelo Núcleo de Qualificação Técnica – NQT, organismo estatutário especializado no setor de pesquisa, mídia, circulação e métricas, composto por representantes de Anunciantes, Agências, Elos Digitais e Veículos de Comunicação, que presta orientações técnicas, supervisiona as atividades e discute iniciativas que visem o aprimoramento do Cenp-Meios.

2 – As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados pelos veículos, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo. Em cada ano e em cada painel, a quantidade de agências participantes sofre alterações não sendo possível comparações entre os períodos.

3 – Desde 2019, os dados de investimento no meio internet são disponibilizadas em cinco segmentos: Busca, Social, Vídeo, Áudio e Display/Outros, segundo o preenchimento dos Pedidos de Inserção (PI) pelas agências. Os investimentos em publicidade nas plataformas digitais dos veículos dos meios Jornal, Revista e TV por Assinatura foram alocados nos respectivos meios e – a partir de 2024, também o meio OOH.

4 – O Cenp-Meios contou com a verificação da KPMG para análise de integridade e segurança do sistema.