As Marcas mais bem avaliadas no Brasil
Nestlé, Google e Samsung estão no pódio do estudo Contextual Brand Success 2024
Quem é a IPSOS
Líder global em pesquisa de mercado, presente em 90 países, a Ipsos oferece informações confiáveis e um entendimento verdadeiro da sociedade, dos mercados e das pessoas.
Contextual Brand Success 2024
Estudo realizado pela Ipsos, que identificou as marcas que melhor compreendem o contexto e atendem as necessidades dos consumidores brasileiros.
O ranking foi fundamentado em três pilares:
1. Expectativa, que se refere a tudo o que as pessoas sentem e conhecem sobre a marca, abrange os sentimentos e conhecimento dos brasileiros em relação às empresas.
2. Contexto, que representa 50% do peso do porquê a marca é escolhida ou consumida,os motivos pelos quais uma marca é consumida. O Macro Contexto avalia questões relacionadas à agenda ESG, enquanto o Micro Contexto, os aspectos que impactam os consumidores de forma mais individual.
3. Empatia, que mede o nível de conexão da empresa com a vida e os valores das pessoas. Medindo o nível de conexão das marcas com a vida e os valores dos consumidores, a maneira com a qual os posicionamentos das marcas são percebidos em termos de ética e integridade.
A Nestlé liderou o ranking por ser conhecida por atender as necessidades de seus clientes e manter uma proximidade com o público.
O Google, que ficou em segundo lugar, é reconhecido por sua geração de empatia, por facilitar a vida dos consumidores por meio da tecnologia.
Finalizando o top 3, a Samsung com o “bronze” por se destacar no micro contexto, em sua competência ao entender as necessidades individuais dos consumidores. Os brasileiros citaram quesitos como qualidade e confiabilidade .
A Natura, que aparece na quinta posição, recebeu destaque no Macro Contexto, graças ao seu posicionamento com compromissos sociais e ambientais.
“O ranking reflete a capacidade de adaptação das marcas ao contexto atual e às expectativas dos consumidores. Revela não apenas quem está no topo, mas também as estratégias que estão moldando as marcas ao sucesso no mercado global. É essencial entender essas dinâmicas para se manter competitivo e relevante.”, explicou Rafael Munhoz, líder de pesquisas de mercado na Ipsos e responsável pelo estudo.
Veja a lista completa do Contextual Brand Success 2024, da Ipsos:
1. Nestlé
2. Google
3. Samsung
4. Colgate
5. Natura
6. Amazon e Omo
7. Coca-Cola
8. WhatsApp e O Boticário
9. Sadia e YouTube
10. iFood
11. Nubank
12. Perdigão
13. Havaianas
14. Seara e Shopee
15. Gillette
16. Mercado Livre
17. Cacau Show
18. Guaraná Antarctica
19. Microsoft
20. Apple
Fonte: Ipsos | Especialista em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública
www.ipsos.com/pt-br