Maiores Empresas de Santa Catarina
Maiores empresas de Santa Catarina: 44 empresas entre as 1000 maiores do Brasil.
Abaixo listamos as maiores empresas de Santa Catarina, em destaque os ramos agro/alimentício, energia, plásticos e borrachas, máquinas e software.
O levantamento foi realizado pelo jornal Valor Econômico, na edição impressa da 24ª edição da publicação em revista VALOR 1000. A lista de premiados vem de um esforço de coleta, tratamento, tabulação e análise, realizados consecutivamente, desde o ano 2000.
A publicação apresenta uma análise dos destaques em 28 setores econômicos e nas 5 regiões do Brasil.
Maiores Empresas de Santa Catarina 2024
POS. | EMPRESA | Faturam. (milhões) | Pos. BR |
1 | Bunge Alimentos | 81.704,40 | 11 |
2 | BRF | 53.614,40 | 20 |
3 | WEG | 32.503,60 | 40 |
4 | Aurora | 20.114,10 | 64 |
5 | Tupy | 11.368,20 | 102 |
6 | Engie Energia | 10.747,80 | 114 |
7 | Celesc | 10.402,60 | 118 |
8 | Havan | 9.139,20 | 131 |
9 | Cooperalfa | 8.609,80 | 143 |
10 | Grupo Koch | 7.263,00 | 172 |
11 | Tigre | 4.899,70 | 249 |
12 | Copercampos | 4.399,10 | 270 |
13 | Intelbras | 4.103,70 | 282 |
14 | Copérdia Agro | 3.357,00 | 338 |
15 | Angeloni | 3.194,40 | 352 |
16 | Giassi | 3.142,40 | 357 |
17 | Mexichem (Amanco) | 3.042,00 | 362 |
18 | Metal Group | 2.563,90 | 419 |
19 | Portobello | 2.190,80 | 477 |
20 | SC Gás | 2.108,70 | 493 |
21 | Tuper | 2.044,70 | 506 |
22 | Vitru Educação | 1.962,50 | 517 |
23 | Pamplona | 1.926,00 | 529 |
24 | Schulz | 1.925,80 | 531 |
25 | Granja Faria | 1.858,20 | 544 |
26 | Krona | 1.658,30 | 589 |
27 | Casan | 1.634,10 | 596 |
28 | Guararapes Paineis | 1.462,40 | 631 |
29 | Scherer | 1.460,70 | 632 |
30 | Auriverde | 1.442,60 | 636 |
31 | Adami | 1.348,60 | 683 |
32 | Gomes da Costa | 1.277,50 | 718 |
33 | Lunelli | 1.258,80 | 732 |
34 | Coopercarga | 1.183,40 | 752 |
35 | Copobras | 1.164,80 | 763 |
36 | Portonave | 1.154,90 | 769 |
37 | Cassol | 1.147,30 | 774 |
38 | Multilog | 1.035,70 | 819 |
39 | FG Empreendimentos | 1.030,20 | 821 |
40 | Sker Elétrica | 944,60 | 873 |
41 | Unifique | 883,20 | 911 |
42 | Senior Sistemas | 835,40 | 934 |
43 | EQS Engenharia | 806,40 | 949 |
44 | Lojas Koerich | 740,60 | 995 |
Veja abaixo as ganhadoras em cada setor no Prêmio Valor 1000 Ed. Nº 24
Leia abaixo os ganhadores de cada setor ou acesse informações completas sobre as 1000 maiores empresas do país
https://infograficos.valor.globo.com/valor1000/2024
Bunge Alimentos é a campeã do Valor 1000 no setor de Agronegócio
Com resultados vigorosos no Brasil e no resto do mundo em 2023, a Bunge Alimentos ficou em primeiro lugar no ranking do Agronegócio da 24ª edição de Valor 1000. No ano passado, a receita líquida atingiu pouco mais de R$ 81,7 bilhões no mercado brasileiro, alcançando ainda uma rentabilidade de 24,3%.
Campeã entre as melhores empresas do agronegócio, a Bunge Alimentos conseguiu entregar e continua a apresentar números igualmente robustos ao longo deste ano, na visão de seu
Os dados foram positivos nas principais frentes de atuação da companhia, mas destacadamente no segmento de agronegócio, incluindo desde operações de compra, armazenagem, processamento e transporte até a venda de commodities e de produtos derivados. “O desempenho foi impulsionado principalmente pela melhora nas margens das operações de processamento”, detalha o copresidente global de agronegócio, Julio Garros.
Aegea vence Valor 1000 no ramo de Água, saneamento e serviços ambientais
A Aegea Saneamento foi eleita como a melhor empresa do setor de água, saneamento e serviços ambientais, na 24ª edição do anuário “Valor 1000”, que premia hoje as melhores companhias em suas áreas de atuação.
A empresa alcançou em 2023 a expressiva marca de 31 milhões de brasileiros atendidos por seus serviços — distribuídos por mais de 500 cidades de 15 Estados, eles representam cerca de 15% da população do país. A razão principal para o feito veio da incorporação, em julho do ano passado, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo atendimento a 317 municípios do Rio Grande do Sul, com cerca de 6,5 milhões de habitantes, direito obtido ao vencer o leilão de privatização da empresa gaúcha em dezembro de 2022.
Pela 12ª vez, Ambev é eleita a melhor companhia no setor de Alimentos e bebidas
Com 25 anos, a maior cervejaria do país — que detém em torno de 60% do mercado — foi campeã no setor de alimentos e bebidas pela décima segunda vez no Valor 1000.
Para se manter no topo, tem aliado visão de longo prazo à flexibilidade para se ajustar a mudanças conjunturais e de hábitos de consumo.
“Nos últimos anos, passamos por uma transformação cultural que nos tirou da posição de uma empresa que sabe tudo para vestir a camisa de uma empresa que aprende tudo”, afirma Lucas Lira, CFO da Ambev.
São Martinho lidera ranking do Valor 1000 no ramo de Bioenergia
A São Martinho foi eleita a empresa destaque do setor de bioenergia no ranking Valor 1000 graças a uma combinação de resultados positivos, produtividade, inovação, eficiência operacional e diversificação dos negócios ante as oportunidades do cenário de transição energética. A empresa tem investido em um pipeline de projetos ligados à eficiência energética e novas fontes de bioenergia, como o biometano, além de estudar a entrada nos combustíveis sustentáveis de aviação (SAFs, na sigla em inglês) — no início do ano, produziu o primeiro etanol certificado com essa destinação.
Sotreq é escolhida a melhor no setor de Comércio atacadista e exterior
A Sotreq S/A, revendedora oficial de máquinas e sistemas Caterpillar Inc., foi eleita como a melhor empresa do setor de comércio atacadista e exterior, na 24ª edição do anuário “Valor 1000”. A diversificação, com investimentos em distintos segmentos, foi um dos propulsores do bom desempenho no ano passado. A receita operacional líquida da empresa saltou de R$ 10,9 bilhões em 2022 para R$ 11,9 bilhões em 2023, com uma variação positiva de quase 10%.
A explicação para a performance positiva é dada pelo CEO da Sotreq, Marcelo Orberg: “Uma das vantagens da empresa é o fato de ser bastante diversificada em termos de mercados. Então, sempre há os setores que vão bem e os que não correspondem às expectativas. No geral, foi um ano muito bom”.
RD Saúde fica no topo do ranking do setor de Comércio varejista
A RD Saúde – nova identidade corporativa adotada pela Raia Drogasil no início de 2024 – ficou no topo do ranking do setor de comércio varejista do “Valor 1000”.
Com ritmo acelerado na abertura de farmácias — em 2023, foram 270 —, a companhia soma 3.076 unidades e faturou R$ 33,9 bilhões no ano passado, 15% a mais que em 2022, desempenho superior ao registrado pelo setor.
“Estamos presentes em 600 municípios. Entre as 319 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, temos farmácias em 310”, diz o CEO, Marcilio Pousada. “Somos sempre o primeiro ou o segundo player nos mercados onde atuamos. O nosso Brasil é maior do que o dos outros.”
Acciona Construcción é escolhida melhor empresa do ramo de Construção e engenharia
Ao se encarregar da construção da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, a ACCIONA incluiu em seu portfólio o projeto mais ambicioso de infraestrutura na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) da história da companhia. E levou a empresa, pela primeira vez, à posição de campeã no ranking Valor 1000 no setor de construção e engenharia.
“O projeto é desafiador pelo seu tamanho e pela sua complexidade técnica. Emprega mais de dez mil pessoas e faturou em 2023 quase todo o valor que está no resultado de nosso balanço. Com ele crescemos 21% em receita no ano passado sobre 2022, sendo que, de 2021 para 2022, já havíamos registrado um crescimento de 50% na receita líquida”, diz André De Angelo, diretor da Acciona no Brasil.
Afya repete a liderança no setor de Educação do Valor 1000
O grupo Afya Educação foi novamente eleito como a melhor empresa do setor de educação, na 24ª edição do anuário “Valor 1000”. O grupo fechou o ano de 2023 com receita líquida de R$ 2,8 bilhões, 23,9% superior à de 2022.
O momento-chave para a trajetória da Afya, grupo de educação e soluções digitais para médicos, foi o ano de 2020. Com a pandemia e as restrições de atendimento presencial na medicina, o processo de digitalização da saúde se acelerou e a Afya, até então exclusivamente focada em graduação e pós-graduação, expandiu seu portfólio de serviços. “Naquele momento, percebemos que se não fizéssemos essa disrupção digital, ficaríamos ultrapassados”, explica o CEO da Afya, Virgilio Gibbon .
Intelbras vence Valor 1000 em Eletroeletrônica
Perto de completar meio século de atividades, a Intelbras foi novamente eleita como a melhor empresa do setor de eletroeletrônica. A empresa catarinense fundada em 1976 detém uma participação de mais de 40% no segmento de equipamentos de segurança no país, com uma base de distribuição ampla, capaz de atender um mercado altamente capilarizado.
A diversificação também é uma marca da estratégia da empresa, que atua ainda nos segmentos de energia e de tecnologia da informação e comunicação. A oferta de uma carteira de produtos diversificada ajuda a reduzir a volatilidade na geração de caixa. No último balanço financeiro, divulgado no segundo trimestre de 2024, a Intelbras chegou a R$ 1,18 bilhão em receita líquida, uma alta de 22,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Grupo Allos é a primeira no setor de Empreendimentos imobiliários do Valor 1000
Combinar empresas com atividades similares, aproveitando o que cada uma tem de melhor para crescer nas áreas em que já atuavam e em novas frentes. Foi assim que o grupo ALLOS, resultante da fusão entre Aliansce Sonae e brMalls, atuou no primeiro ano de vida com excelentes resultados e foi classificado na primeira posição do ranking Valor 1000 no setor de empreendimentos imobiliários.
O grupo atua em áreas como varejo, construção e logística e tem braços em mídia e tecnologia, por exemplo. E, em meio a um movimento de desinvestimento em shoppings que não são estratégicos para sua carteira, a empresa está acelerando o desenvolvimento de imóveis multiuso para aproveitar os espaços que possui e atrair cada vez mais pessoas para o que chama de plataforma de entretenimento, lifestyle, serviços e compras.
CPFL Energia é líder do Valor 1000 em Energia elétrica
A CPFL Energia, controlada pela gigante chinesa State Grid Brazil Holding S.A., tem crescido buscando aliar eficiência, inovação, disciplina de capital e sustentabilidade. O grupo pretende investir R$ 28,5 bilhões de 2024 a 2028 e reforçar a presença como uma das maiores holdings do setor, com ativos em distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia.
Em distribuição, área na qual detém uma participação de mercado de 15%, com cerca de dez milhões de clientes, o grupo projeta uma injeção de R$ 23,4 bilhões, com intenção de ampliar a digitalização das operações e melhorar serviços. No ano passado, três distribuidoras do grupo — CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz — tiveram os melhores indicadores Duração Equivalente de Interrupção (DEC) do Brasil, segundo ranking divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica). Isso significa que seus consumidores registraram o maior tempo de fornecimento de eletricidade sem interrupção em suas residências, entre os clientes de todas as concessionárias do país. Os resultados são reflexo dos investimentos em maior eficiência nas redes.
Natura fica em primeiro no ranking do setor de Farmacêutica e cosméticos
O ano de 2023 marcou o início de um ciclo de crescimento e prosperidade para a Natura, vencedora do ranking Valor 1000 no setor farmacêutico e de cosméticos. A meta é seguir forte nessa aceleração. “Somos os líderes da indústria de cosméticos e beleza na América Latina e queremos ampliar essa liderança”, diz João Paulo Ferreira, CEO da Natura, responsável pelas operações da Natura e da Avon na região.
O grupo Natura — somando as operações de Natura e Avon na América Latina e da Avon Internacional — fechou o ano passado com receita líquida de R$ 26,737 bilhões, revertendo o prejuízo de R$ 2,8 bilhões de 2022 para alcançar um lucro líquido de R$ 2,9 bilhões em 2023. Encerrou o ano com caixa líquido de R$ 1,7 bilhão.
“Desde 2017, a Natura fez um movimento internacional de expansão na busca de tornar global a nossa proposta de valor, mas, infelizmente, algumas coisas não saíram como previsto. Faz parte da tomada de risco do empreendedor”, afirma Ferreira.
Lojas Renner, melhor do setor de Indústria da moda no Valor 1000, aposta em saúde integrada
Com o desempenho apresentado em 2023, a Lojas Renner S.A. volta a conquistar o primeiro lugar do setor Indústria da Moda. A varejista encerrou o segundo trimestre de 2024 com redução de 3% nos estoques e aumentou em 2,3 pontos percentuais a margem bruta, consequência de remarcações menores de preço.
O presidente da companhia, Fabio Adegas Faccio, atribui essa resiliência aos investimentos da companhia, nos últimos anos, em tecnologia e inovação — com iniciativas como o uso de dados para acompanhar os hábitos dos clientes nas diversas regiões do país —, integração com a rede de fornecedores e desenvolvimento de produtos.
Votorantim Cimentos é a melhor em Materiais de construção e de acabamento do Valor 1000
A Votorantim Cimentos obteve recordes nos indicadores financeiros relativos ao exercício 2023, fruto da redefinição de sua estratégia nos últimos anos, da diversificação geográfica de sua operação, de investimentos na competitividade estrutural de suas plantas e do avanço em novos negócios, produtos e serviços. No quesito sustentabilidade, a companhia conseguiu reduzir em 4% a emissão de carbono.
Globalmente, a receita líquida da empresa cresceu 3,4% no ano passado, para R$ 26,7 bilhões, enquanto o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) avançou 21,6% sobre 2022, para R$ 5,9 bilhões. Já a relação dívida líquida/Ebitda atingiu o menor patamar histórico, de 1,2 vez. “Estamos investindo mais e com um endividamento sob controle”, afirma Osvaldo Ayres, CEO global da Votorantim Cimentos.
WEG é a campeã do Valor 1000 no setor de Mecânica
A forte atuação internacional, a visão de longo prazo e a saúde financeira foram alguns dos trunfos da WEG em 2023 — que, pela décima vez, é a empresa líder do setor de mecânica do ranking Valor 1000.
Apesar de 2023 ter sido um ano de crescimento modesto para os padrões da companhia, a expansão da receita líquida foi de 8,7% em relação a 2022 — com faturamento de R$ 32,5 bilhões. Para se ter uma ideia do ritmo que a WEG vem mantendo, em 2019, ainda nos tempos pré-covid, o faturamento tinha ficado em R$ 19 bilhões. Esse crescimento foi um dos dois indicadores em que ela superou a concorrência nos critérios que lhe garantiram o primeiro lugar no setor de mecânica do anuário.
Gerdau vence Valor 1000 no ramo de Metalurgia e siderurgia
Com receita líquida de R$ 68,9 bilhões em 2023, uma margem Ebitda de 19,6% e uma alavancagem financeira sobre o Ebitda de 0,41 ponto, a Gerdau se estabeleceu como a líder do setor de metalurgia e siderurgia do ranking Valor 1000. “Temos uma boa rentabilidade e um baixo endividamento, nosso balanço está muito saudável”, diz Gustavo Werneck, CEO da empresa.
O bom desempenho foi obtido em meio a um cenário adverso em que a China inundou o mercado internacional com seu excedente produtivo de aço, estimado em mais de 100 milhões de toneladas em 2023. Países europeus, os Estados Unidos e o México rapidamente adotaram políticas de defesa comercial. No Brasil, passou a vigorar em junho deste ano um sistema de cotas para o aço importado.
CBMM é eleita a melhor companhia no setor da Mineração
Líder mundial na produção de nióbio, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) atravessou o ano de 2023 focada em buscar novas inserções para o metal, tanto nas aplicações já existentes como em novas formas de utilização. Apesar de o ramo siderúrgico ainda responder pelo maior volume de negócios com o nióbio, outros segmentos alinhados com uma visão estratégica de futuro traçada pela empresa, como produção de baterias, ganharam forte impulso nos negócios da mineradora controlada pela família Moreira Salles.
“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação”, explica Ricardo Lima, CEO da CBMM.
Suzano lidera ranking do Valor 1000 no setor de Papel e celulose
Com visão prospectiva e habilidade para se adaptar às mudanças, a Suzano está completando 100 anos em 2024. De uma pequena loja de papéis, fundada em 1924 por Leon Feffer, imigrante ucraniano, a empresa se tornou uma gigante produtora de papel e celulose, se destacando globalmente. A busca por aumento de competitividade e os investimentos em tecnologia e inovação seguem como principais estratégias para a superação de obstáculos e captura de oportunidades pela companhia, que é a vencedora do ranking setorial de papel e celulose do Valor 1000.
Atualmente, na Suzano, as unidades de papel e embalagens e de bens de consumo, incluindo o papel higiênico Neve, representam cerca de 20% da receita, enquanto a unidade de celulose tem uma participação em torno de 80%, surfando em um mercado bastante cíclico e volátil. “A gestão financeira e os planos futuros são sempre focados em eficiência e na redução do custo de caixa de produção. Tudo é pensado para que a empresa gere valor em qualquer ponto da curva de preços da celulose”, afirma Leonardo Grimaldi, vice-presidente-executivo comercial, logística e celulose da Suzano.
Petrobras é escolhida a melhor no setor de Petróleo e gás
A Petrobras, que fechou 2023 com recordes nos segmentos de exploração e produção e de refino, voltou ao topo do ranking do setor de petróleo e gás do Valor 1000. Os principais números da companhia em 2023 foram os segundos mais altos de sua história: lucro líquido de R$ 124,6 bilhões, lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 262,2 bilhões e fluxo de caixa operacional com R$ 215,7 bilhões.
O bom desempenho da empresa esteve ancorado na disciplina de capital, endividamento sob controle e forte governança, segundo a presidente da companhia, Magda Chambriard. “Podemos destacar duas importantes medidas: o aperfeiçoamento da nossa política de remuneração aos acionistas e a nossa estratégia comercial para gasolina e diesel, que foram bem recebidos pelo mercado”, diz ela.
Vipal Borrachas fica no topo do ranking do setor de Plásticos e borracha
Aos 50 anos de vida, a gaúcha Vipal Borrachas, líder nacional do setor de plásticos e borracha desta edição do Valor 1000, realizou em 2023 sua primeira emissão de debêntures para fortalecer o caixa e alongar o perfil da dívida ante o desencaixe financeiro, principalmente para fazer a aquisição, em setembro, da unidade da Marangoni no Brasil, subsidiária da empresa italiana do segmento de reforma de pneus. A Marangoni atuava no país desde o fim da década de 1990, e a aquisição foi estratégica para a Vipal expandir globalmente o portfólio de produtos para reforma de pneus.
Na verdade, a Vipal já figurava entre as grandes fabricantes globais, com uma estrutura física instalada de quase 230 mil metros quadrados e mais de três mil colaboradores para abastecer seu mercado, que abrange hoje mais de 90 países. Leia mais aqui
Bayer é escolhida melhor empresa do ramo de Química e petroquímica
Campeã no ranking Valor 1000 no setor de química e petroquímica, a Bayer Brazil, subsidiária da gigante alemã Bayer AG, alcançou em 2023 uma receita líquida 41% superior à do ano anterior, somando R$ 7,142 bilhões gerados por sua atuação nos setores de saúde e agronegócio. Esse avanço fortalece a posição da filial brasileira como a segunda com a maior contribuição para as receitas da multinacional alemã, especialmente no atual ambiente difícil para o setor.
Smart Fit chega à liderança do Valor 1000 em Serviços especializados
Academia pioneira na América Latina no modelo HVLP (“high value low price”), a Smart Fit conquistou a primeira colocação do Valor 1000 na categoria serviços especializados, na disputa com empresas de distintos setores, como segurança privada, locação de equipamentos, refeições corporativas e tecnologia.
Com 1.529 unidades espalhadas pelo Brasil e em 15 países da América Latina e uma média de 240 a 260 inaugurações por ano, a Smartfit deve superar ainda neste ano a marca de 5 milhões de alunos. Fechou 2023 com receita líquida de R$ 4,2 bilhões e no primeiro semestre deste ano registrou R$ 2,6 bilhões, o que representa um crescimento de 29% ante igual período de 2023. O Ebitda ajustado no primeiro semestre registrou R$ 833 milhões ante R$ 643 milhões no mesmo período de 2023 (alta de 30%).
B3 é a campeã do Valor 1000 no setor de Serviços financeiros
Junte a volatilidade do mercado de ações às incertezas quanto ao ritmo de queda da taxa Selic e dos juros americanos. A combinação teria de tudo para drenar o caixa da B3, a maior bolsa de valores da América Latina. Ainda assim, no segundo trimestre deste ano, a receita total da companhia, de R$ 2,7 bilhões, registrou crescimento na casa dos 10%, tanto na comparação com o trimestre anterior como em relação ao mesmo período de 2023. No ano passado, a empresa também não fez feio, com receita líquida de R$ 8,93 bilhões — 1,8% menor do que em 2022. Grande parte dos resultados é decorrente da prática que já se tornou mantra na casa: diversificação.
A estratégia é explicada por Andre Milanez, diretor-executivo financeiro, administrativo e de relações com investidores da B3. “A política monetária não é algo que está sob nosso controle”, diz. “Mas nós podemos nos focar naquilo que podemos controlar, com lançamento de novos produtos para ampliar a representatividade de receitas mais recorrentes, diminuir a nossa exposição aos ciclos econômicos e tornar nossos resultados mais resilientes.”
Grupo Fleury é escolhida a melhor no setor de Serviços médicos
Estratégia bem definida e disciplina na sua execução são algumas das características por trás de uma das maiores conquistas do Grupo Fleury ao longo de seus 98 anos: a integração com o laboratório Laboratório Hermes Pardini. Aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em maio do ano passado, a aquisição contribuiu para a receita bruta do grupo mais que dobrar desde 2020, saltando de R$ 3,2 bilhões para R$ 7 bilhões em 2023. Este ano, os indicadores do primeiro semestre embasam a expectativa de o grupo chegar a R$ 8 bilhões até dezembro.
A fórmula para alcançar esses resultados combina diversificação de fontes de receita, inovação e foco nos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). Os desafios do setor de serviços de saúde são muitos e passam pela sustentabilidade econômica em meio ao cenário de aumento de custos – que é acentuado pelo envelhecimento da população brasileira e pelo crescimento do número de portadores de doenças crônicas.
Telefônica Brasil vence Valor 1000 no ramo de TI & Telecom
A Vivo (Telefônica Brasil), dona da Vivo, tem usado, principalmente, a força e a expansão contínua de sua infraestrutura para garantir níveis altos de crescimento e rentabilidade. Em 2023, quando completou 25 anos como companhia listada na B3 e na Bolsa de Nova York (NYSE), a operadora chegou a 113 milhões de acessos, sendo 99 milhões de linhas móveis. Desse total, 61,8 milhões são clientes de planos pós-pagos (mais rentáveis). Esses números asseguraram à empresa a continuidade da liderança nacional, com 41,5% de market share.
“Independentemente da conjuntura de elevação de tributação, câmbio e inflação, foi o primeiro ano em que tivemos todas as linhas de nosso balanço acima da inflação, que não foi baixa. A receita cresceu 8,4%, para R$ 52,1 bilhões; o Ebitda subiu 10,6%, para R$ 21,3 bilhões; e o lucro líquido teve alta de 23,1%, para R$ 5 bilhões”, comemora Christian Gebara, CEO da Telefônica Brasil.
MRS Logística é eleita a melhor companhia no setor de Transportes e logística
Várias estratégias e realizações reforçaram, ao longo do ano passado, o posicionamento da MRS Logística como uma das mais importantes provedoras de transporte de carga por trens no país. A empresa alcançou em 2023 um recorde de 197,5 milhões de toneladas no volume total de carga transportado (contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, produtos agrícolas, coque, carvão e minério de ferro). Trata-se de um crescimento de 10,8% em relação a 2022, impulsionado principalmente pelo transporte de minério de ferro, que cresceu 18,6%, para 106,9 milhões de toneladas.
A receita líquida da MRS atingiu R$ 6,45 bilhões, um aumento de 15,3% em relação a 2022, enquanto o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) cresceu 20,5%, superando R$ 3,4 bilhões. O lucro líquido atingiu a marca de R$ 1,2 bilhão.
Embraer lidera ranking do Valor 1000 no setor de Veículos e peças
O foco contínuo em eficiência e inovação responde pelo bom desempenho obtido pela Embraer em 2023, avalia Francisco Gomes Neto, desde 2019 CEO da companhia, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo. As conquistas falam por si, segundo o executivo. No segmento de jatos leves, por exemplo, o Phenom 300, menina de ouro da engenharia aeronáutica brasileira, é hoje o mais vendido no mundo, pelo décimo segundo ano consecutivo. Foram 63 aeronaves vendidas ao longo de 2023, acumulando na última década mais de 730 entregas para operadores em 40 países.
Na aviação comercial, o E2, uma linha de aeronaves a jato, com novas tecnologias que proporcionam melhorias significativas na redução das emissões de carbono e no consumo de combustível, adicionou novos clientes, como Luxair, Scoot, Mexicana de Aviación, Royal Jordanian, Virgin Australia e a LOT Polish Airlines, passando a operar nos cinco continentes.
Itaú Unibanco ganha como o melhor do ano do setor financeiro pelo 3º ano seguido
Colocar o cliente no centro das atenções tem trazido resultado e levou o Itaú Unibanco, pelo terceiro ano consecutivo, ao posto de empresa campeã do setor financeiro nesta edição do Valor 1000. O processo de escolha do líder levou em conta as 25 maiores instituições, definidas pelo ativo total. A partir daí, foram avaliados indicadores relativos ao porte e ao desempenho de cada uma.
Dos nove critérios aplicados pelo anuário para análise dos grandes bancos, o Itaú venceu em cinco. Em 2023, o banco exibiu lucro líquido de R$ 33,36 bilhões e rentabilidade operacional de 23,7%. “O resultado no final do dia é fruto de trabalho e obsessão pelo cliente. A capacidade de atender ao varejo e ao atacado e criar relação de longo prazo conta. É essa completude que faz com que tenhamos resultados consistentes”, diz Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco.
Fonte: VALOR 1000 ANO 24
Prêmio Valor 1000 2024: https://infograficos.valor.globo.com/valor1000/2024
Jornal Valor Econômico : valor.com.br