Onde a Geração Z faz suas pesquisas na internet
A Geração Z e um alerta para o futuro do marketing digital
A Geração Z está utilizando as redes sociais para realizar suas pesquisas. Os mais jovens estão transformando redes sociais em mecanismos de busca, procurando respostas rápidas e relacionadas, motivados pela insatisfação com os resultados do Google.
Para anotar:
O comportamento dos usuários jovens da Internet marca um afastamento claro, perante o comportamento dos millennials, que atingiram a maioridade na era de ouro da pesquisa online e se orgulham de seu “Faz um Google”, a arte de pesquisar como um profissional.
O novo comportamento traz uma dor de cabeça para o Google, uma das maiores empresas do mundo, com valor na Bolsa de quase US$ 2 trilhões, e que depende fortemente da receita de anúncios nos resultados de pesquisa.
Números e idades das buscas na internet:
– 46% do público de 18 a 24 anos inicia suas buscas de informações pesquisando no Google, de acordo com dados da YPulse, uma empresa de pesquisa de mercado focada nos jovens.
– 58% do público de 25 a 39 anos inicia suas buscas de informações pesquisando no Google
– 21% do público de 18 a 24 anos começa com o TikTok, enquanto
– 5% do público de 18 a 24 anos faz no YouTube.
As plataformas de mídia social “mudaram muito de um lugar para se conectar com amigos e familiares para uma super estrada da informação”, disse MaryLeigh Bliss, diretora de conteúdo da YPulse.
Líderes de mercado
O Google ainda está no topo geral das pesquisas iniciais, seguido pelo TikTok e pelo YouTube.
Por quê os Gen Z preferem pesquisar nas mídias sociais?
Para obter respostas mais autênticas, da comunidade, e especialmente porque o Google e outros promovem cada vez mais resultados patrocinados. E esta é uma geração que nasceu sem todo o encantamento com o Google, que refletia nas gerações anteriores.
Para notícias e respostas rápidas, uma entrevistada da pesquisa, idade 24 anos, diz que vai ao Google, mas em casos de busca de inspiração e histórias pessoais, ela usa as mídias sociais.
Ela também diz que gravitou para as mídias sociais mais recentemente em comparação com os mecanismos de busca tradicionais, e que Reddit e TikTok têm sido os seus favoritos.
“O conteúdo parece mais relacionável nessas plataformas e suas respostas a comentários alimentam a confiança à medida que as pessoas compartilham experiências e perspectivas de nicho”, disse ela por e-mail.
Como o google vê:
“As pessoas têm muitas opções quando se trata de acessar informações”, disse um porta-voz do Google. “Estamos focados em continuar a fazer da Pesquisa um lugar onde você pode encontrar informações confiáveis e de alta qualidade, bem como uma variedade de perspectivas em primeira mão.”
Tentativa de reconstrução de público:
Expansão recente da sua ferramenta de resultados com inteligência artificial, Search Generative Experience, que compila informações sobre uma pesquisa, bem como avaliações ou comentários. Os usuários de 18 a 24 anos entrevistados, relataram uma satisfação maior com o uso da ferramenta de IA, disse a empresa. O Google também lançou, no ano passado, um recurso que destaca os resultados de sites de fóruns como o Reddit, bem como um chamado Follow (Seguir) para ver automaticamente as atualizações sobre um tópico adaptado aos interesses dos usuários.
O Google também começou a destacar as fontes de informações provenientes das páginas de perfil. “Os usuários estão cada vez mais insatisfeitos com os resultados de pesquisa do Google”, afirmação do editor-chefe do site de marketing digital e tecnologia Search Engine Land, Danny Goodwin.
Fonte: Ypulse Gen Z & Millennial Intelligence
Fotos: Freepik – encontre fotos gratuitas