Marcas mais preparadas para o futuro no cenário brasileiro
Nubank e Itaú Unibanco lideram o ranking Marcas mais preparadas para o futuro no cenário brasileiro, realizado pela Timelens, empresa do ecossistema da Futurebrand, especializada em decifrar comportamentos e motivações dos consumidores.
O Future Proof Score 2024 listou as 30 empresas “à prova de futuro”, marcas capazes de adaptar, inovar e atuar consistentemente mesmo em cenários mais incertos.
Sobre o Estudo e a metodologia
Este estudo analisa o passado e o presente com foco no futuro, oferecendo uma visão abrangente ao integrar diferentes métodos de pesquisa e múltiplas fontes de informação. Combinando dados quantitativos e qualitativa especializada, equilibra componentes digitais, físicos e emocionais, além de explorar propósito e experiência, pensados e realizados pelas marcas. Ele mede a performance nas dimensões do Future-proof, permitindo comparar as marcas e identificar quais estão realmente preparadas para o futuro
O estudo aplica uma metodologia exclusiva com um olhar profundo para as marcas atuantes no mercado brasileiro, oferecendo um panorama sobre como elas estão navegando em meio aos desafios econômicos e respondendo às transformações sociais e comportamentais no Brasil e no mundo. Esse conhecimento é fundamental para identificar quais marcas estão mais preparadas para atuar em um futuro em constante evolução.
PARA CHEGAR NAS 30 MARCAS MAIS À PROVA DE FUTURO, FORAM DEFINIDAS AS SEGUINTES PREMISSAS
• Análise dos últimos 3 anos
• Marcas que atuam em território brasileiro
• Atuação nos meios físicos e digitais
• Relevância digital [volume de interesse superior a 675 mil buscas no google br no último ano]
Foram mapeados +889 perfis de marcas, considerando site, Glassdoor, Reclame Aqui e redes sociais [Instagram, Youtube, X, Facebook, LinkedIn, Tumblr]
Foram coletadas:
– 22,1 bilhões de buscas no Google BR
– 285 milhões de menções espontâneas em redes sociais
– 38,8 milhões de menções em notícia
Empresas que se destacaram
O principal destaque foi para empresas que se ajustaram às novas demandas do mercado e aliaram a visão de crescimento, inovação e futuro, com o ouvir e fortalecer a conexão com consumidores, refletindo na experiência oferecida.
As marcas que estreiam no ranking de 2024 mostram uma diversificação dos setores, com destaque para o varejo e bens de consumo, realçando a força desses mercados no mundo atual, e que moldam o futuro de forma inovadora.
Em um cenário estável, as marcas que conseguem se manter relevantes são aquelas que têm uma visão do seu impacto no mercado e na sociedade, algo cada vez mais observado e valorizado pelos consumidores. “O consumidor quer marcas alinhadas com ele”, explica a executiva da Timelens.
Motivos para empresas estrearem no ranking 2024
A importância crescente de marcas que priorizam a satisfação e conveniência do consumidor, com interações que agregam valor e facilitam o cotidiano. Essa tendência reforça o papel crucial da experiência do cliente na construção de marcas fortes e resilientes. Marcas tradicionais que têm seus pilares muito bem desenvolvidos e mantêm sua relevância para o público ao desafiar suas categorias. Banco do Brasil entrou pelo seu compromisso com ESG e forte base financeira, enquanto a Petrobras, apesar dos desafios, manteve sua relevância em sustentabilidade e resultados financeiros sólidos. Juntas, essas marcas são 16% mais recomendadas pelo público interno no Glassdoor do que a média (91% frente a 75%). Além disso, também são 3x mais associadas à inovação e tecnologia do que a média (13.503 frente a 3.951)
A EXIGÊNCIA DE SE MANTER RESILIENTE E RELEVANTE EM UM CENÁRIO COMPETITIVO E DE CONSTANTE EVOLUÇÃO É MAIS ALTA DO QUE NUNCA.
Confira abaixo o ranking com as 30 marcas mais preparadas para o futuro no cenário brasileiro:
# | Marcas | Setor | Pontos 2024 | Variação 2024/2021 |
1 | Nubank | Financeiro | 792 | 1% |
2 | Netflix | Serviços | 773 | 2% |
3 | Mercado Livre | Varejo | 755 | 7% |
4 | Amazon | Varejo | 747 | 6% |
5 | Itaú | Financeiro | 743 | 12% |
6 | Natura | Bens de consumo | 742 | -8% |
7 | Apple | Tecnologia | 723 | 8% |
8 | Microsoft | Tecnologia | 711 | 4% |
9 | Tecnologia | 710 | 6% | |
10 | iFood | Serviços | 706 | -3% |
11 | Adidas | Bens de consumo | 689 | 3% |
12 | Spotify | Serviços | 688 | 4% |
13 | Samsung | Tecnologia | 680 | -3% |
14 | McDonald’s | Bens de consumo | 670 | 1% |
15 | Magazine Luiza | Varejo | 665 | -9% |
16 | C&A | Varejo | 663 | -5% |
17 | Renner | Varejo | 662 | -2% |
18 | Burger King | Bens de consumo | 660 | 2% |
19 | Coca-Cola | Bens de consumo | 658 | -1% |
20 | RedBull | Bens de consumo | 657 | = |
21 | O Boticário | Bens de consumo | 656 | NOVA |
22 | Nestlé | Bens de consumo | 655 | 3% |
23 | Brastemp | Bens de consumo | 654 | 1% |
24 | Shopee | Varejo | 653 | NOVA |
25 | Porto Seguro | Serviços | 651 | NOVA |
26 | Hering | Varejo | 643 | NOVA |
27 | Skol | Bens de consumo | 640 | 2% |
28 | Shein | Varejo | 639 | NOVA |
29 | Banco do Brasil | Financeiro | 638 | NOVA |
30 | Petrobras | Energia | 636 | NOVA |
Fonte:
Realização:
https://www.timelens.com.br/
Empresa do grupo:
FutureBrand | The brand-led business transformation company