Números da internet no Brasil 2023
Neste artigo vamos expor números encontrados na décima quinta edição da pesquisa TIC Empresas 2023, e da Pesquisa TIC Domicílios 2023.
A TIC Domicílios mostra os números da internet no Brasil: 84% dos lares brasileiros têm acesso à internet, número de residências conectadas aumentou 4 pontos percentuais entre 2020 e 2023, segundo levantamento realizado pelo CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação). A alta foi teve causa no aumento da conectividade em lares das classes C e D-E.
Os maiores avanços aconteceram em domicílios das classes C (de 87% em 2022 para 91% em 2023) e D-E (de 60% para 67%).
Números consolidados da internet no Brasil
– 84% (cerca de 156 milhões de pessoas) acessaram a rede nos três meses anteriores à pesquisa, o que representa um aumento de três pontos percentuais frente a 2022 (81%
– crescimento significativo entre as mulheres, com a proporção de usuárias de Internet passando de 81% em 2022 para 86% em 2023.
– dos que não usam a rede, por sua vez, caiu de 36 milhões (2022) para 29 milhões (2023).
Equipamento utilizado para acessar a internet no Brasil
– 99% dos usuários de Internet brasileiros com 10 anos ou mais conectou-se à rede pelo telefone celular, que segue como o dispositivo mais utilizado para essa finalidade. Em segundo lugar, aparece a televisão (58%), dispositivo cujo uso vem aumentando há uma década. Já a conexão via computador permaneceu estável, com 42%.
– 58% disseram ter se conectado pelo telefone celular, mas não pelo computador, e 41% afirmaram usar ambos os dispositivos. Nas classes DE, 87% acessaram a rede exclusivamente pelo telefone celular, e 12% usaram ambos os dispositivos.
– Entre os que possuem telefone celular, 60% têm um plano pré-pago e 36%, pós-pago. No que diz respeito à conexão, 97% dos usuários de Internet pelo celular da classe A acessam a Internet tanto por Wi-Fi quanto pela rede móvel, enquanto nas classes DE, 36% acessam exclusivamente por Wi-Fi e 11% somente pela rede móvel.
Internet nos domicílios
– 84% das residências no país – em números absolutos, o equivalente a 64 milhões – estão conectadas à rede, um aumento de quatro pontos percentuais na comparação com 2022 (80%).
– Maiores avanços: mais significativos foram observados entre os domicílios das classes C (de 87% em 2022 para 91% em 2023) e DE (de 60% para 67%).
Consumo de conteúdos via internet no Brasil
– Podcast: 29% dos brasileiros com 10 anos ou mais ouviram esse tipo de conteúdo em 2023, um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2021 (22%) e de 19 pontos percentuais na comparação com 2019 (10%).
– Vídeos: O estudo revelou também que a proporção dos indivíduos que assistem a vídeos por meio de serviços de assinatura aumentou sete pontos percentuais, subindo de 38% em 2021 para 45% em 2023. Ainda assim, os sites ou aplicativos de compartilhamento de vídeos seguem como as principais plataformas de acesso a esse tipo de conteúdo na Internet, usados por 54% daqueles que assistiram a vídeos online.
Vídeos com música (50%) e notícias (48%) foram os temas mais citados pelos usuários, e vídeos de eventos ou programas religiosos (34%) tiveram um aumento de 7 pontos percentuais em relação a 2021.
Serviços e compras online
50%) dos usuários de Internet no Brasil realizou compras no ambiente digital nos últimos doze meses anteriores ao levantamento, o que equivale a 78 milhões de pessoas. Embora tenha variado dentro da margem de erro na comparação com 2022, esse indicador vem se mantendo num patamar superior ao observado antes da pandemia COVID-19, mostrando que o consumo online de produtos ou serviços passou a fazer parte dos hábitos de um contingente maior de brasileiros.
TIC empresas
A pesquisa TIC Empresas 2023 mostra que 91% das empresas brasileiras usam fibra óptica, sendo que 60% delas possuem velocidades de download acima de 100 Mbps.
A edição de 2023 entrevistou 4.057 empresas com 10 pessoas ocupadas ou mais, em todo o território nacional, com a coleta de dados ocorrendo entre março e dezembro de 2023.
Mas segundo o Cetic.br|NIC.br, os avanços em termos de infraestrutura de conectividade não necessariamente foram acompanhados por um aprimoramento da presença online.
Internet das coisas e inteligência artificial nas empresas
O dispositivo de IoT mais utilizado está relacionado à segurança de instalações, sistemas de alarme, detectores, travas de porta e câmeras de segurança. 84% das empresas que usaram IoT utilizavam para essas finalidades.
A adoção de Inteligência Artificial também apresentou estabilidade no período, passando de 13%, em 2021, para 14%, em 2023. Assim como ocorre com IoT, a pesquisa TIC Empresa 2023 mostra que o uso de IA é mais recorrente nas grandes empresas e no setor de informação e comunicação.
A aplicação mais adotada foi automatização de processos de fluxo de trabalho, citada por 73% das empresas que adotam a Inteligência Artificial. Recursos mais complexos, como machine learning ou geração de linguagem natural, são citados com menor frequência, com 16% e 13% respectivamente.
Principal canal digital utilizado
A pesquisa também mostrou que as redes sociais seguem como o principal canal digital usado pelo segmento. Apenas pouco mais da metade das pequenas empresas, 52%, tem website próprio, porcentagem similar à verificada em 2019, que era de 51%. A título de comparação, 77% e 85% das médias e grandes empresas, respectivamente, contam com esse recurso, conforme mostra a edição de 2023.
O levantamento do Cetic.br mostra ainda que analisado pequenas, médias e grandes empresas, 74% usam o Whatsapp ou Telegram, contra 54% em 2019, no período anterior à pandemia; 71% usam Instagram, Snapchat, Tik Tok ou Flickr, contra 44% em 2019; e 30% usam LinkedIn, contra 15% em 2019.
Já 70% das empresas comercializaram produtos ou serviços pela Internet em 2023, proporção que foi de 73% em 2021. Para o Cetic.br, os resultados sinalizam um cenário de estabilidade no indicador, que cresceu significativamente durante a pandemia COVID-19 – em 2019, a porcentagem era de 57%.
Considerando o porte das empresas e a linha histórica, o indicador de vendas online aparece da seguinte maneira: pequenas com 57% em 2019; 74% em 2021 e 71% em 2023; médias com 58% em 2019; 67% em 2021 e 66% em 2023; e grandes com 52% em 2019; 68% em 2021 e 63% em 2023.
Os aplicativos de mensagens lideram como meio mais utilizados pelos negócios para vender no ambiente digital, mencionados por 78% das empresas entrevistadas. A liderança de venda por este meio está nas empresas de pequeno porte, com 80%. Ao mesmo tempo, esse porte de empresa é a que mais usa redes sociais para esse fim, com 40%, e as que menos realizam a prática em websites próprios, com 29%.
Entre as grandes empresas, observa-se maior incidência de outras formas de comercialização no ambiente digital, como o website, com 55%; e sites de vendas, com 30%. A pesquisa identificou também que as empresas de indústria, alojamento e alimentação e comércio figuram entre os setores que mais venderam na Internet em 2023.
Acesse todos os indicadores encontrados na pesquisa sobre a internet e marketing digital das empresas no Brasil, acessando este link.
Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completa 18 anos de atuação em 2023. Mais informações em https://cetic.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.