O melhor dia para enviar email marketing
A questão sobre o melhor momento, o dia e horário para Enviar email marketing ou newsletter, é frequente – e a resposta dependerá do seu público alvo.
SOBRE A QUANTIDADE
Mas por onde começar seus testes? É necessário definir uma frequência de envios, que geralmente está relacionada à quantidade de novidades que você tem para comunicar. Então, você deve começar baseando-se em um calendário de envio, assim você não excede limites. Sobre enviar email marketing pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal – isso fica a seu critério. Um estudo realizado pela DMA UK (associação de marketing britânica) mostra que as taxas de clique são otimizadas se você dispara, de 2 a 3 vezes no mês.
SOBRE O DIA E HORÁRIO PARA ENVIAR EMAIL MARKETING
A RD Station realizou um estudo com a sua base de clientes e em acordo com suas áreas de atuação, apontando os melhores dias e horários para envio de campanhas de Email Marketing.
Para a maioria das empresas, a terça-feira é o melhor dia para enviar Email Marketing. Enviar campanhas nas primeiras horas da manhã ajuda a ter taxas de abertura maiores.
INTERPRETAÇÃO GERAL DOS NÚMEROS ENCONTRADOS
1. Nutrição de leads: envie emails no início da semana.
2. Ativação de leads: deixe para enviar próximo ou no fim de semana.
3. Melhor horário é logo no início da manhã, às 06h;
4. Melhor dia da semana para enviar Email Marketing é a terça-feira. De segunda a quarta-feira as taxas se mantêm em alto nível;
Negócios B2B possuem uma taxa de abertura média acima das empresas B2C.
A seguir, foi analisada a base de assinantes da RD SATION, pelo tipo de segmento de atuação, e os resultados de taxa de abertura de cada segmento
AMOSTRA
– Campanhas enviadas entre 01/01/2020 e 20/10/2021;
– Cada campanha enviou emails para no mínimo 30 Leads;
– No total foram mais de 2,2 milhões de campanhas e 24,6 bilhões de emails enviados;
– Os dados foram divididos em 10 segmentos de mercado diferentes. Todos esses segmentos contam com uma base de mais de 1.000 clientes utilizando o RD Station Marketing;
– Foram considerados apenas os dados de empresas que informaram qual o seu segmento de atuação.
TAXA DE ABERTURA DE EMAIL MARKETING
Uma das informações analisadas no estudo é a taxa de abertura de Email Marketing para cada segmento. Ela representa a porcentagem de contatos que abriram um determinado email, levando em consideração o número de contatos que receberam.
TAXA DE CLIQUE DE EMAIL MARKETING
Outro indicador utilizado no estudo, a taxa de cliques é a porcentagem de contatos que clicaram em algum link no email, também em relação ao total de emails entregues.
DIAS DA SEMANA: TAXA DE ABERTURA
O comportamento da taxa de abertura considerando toda a base de usuários da ferramenta (incluindo empresas que não declararam o segmento de atuação) coloca as campanhas de Email Marketing enviadas na terça-feira com a melhor taxa de abertura da semana, mas com uma diferença de apenas 0,12% em comparação com a segunda-feira: 13,4% vs 13,28%. Até a quinta-feira, a taxa permanece com um nível mais alto, apresentando uma tendência de queda na sexta-feira e no fim de semana. Emails enviados no sábado ficam com a menor média de taxa de abertura, abaixo dos 10%.
Sobre os horários para enviar Email Marketing, há 3 comportamentos de destaque:
- Há uma boa performance de abertura dos emails enviados nos primeiros horários da manhã (das 4h até 6h);
2. Há uma tendência de crescimento da taxa de abertura com envio de campanhas a partir das 10h indo até às 15h;
3. Há uma queda na taxa de abertura para emails enviados após às 16h, comportamento que dura até o final do dia.
DADOS SOBRE TAXA DE ABERTURA POR SEGMENTO
Segmento – dia da semana – % de abertura
Educação e ensino: segunda-feira = 9,77%
A partir das 6h da manhã a taxa se estabiliza em 9% por praticamente todo o dia, até às 18h.
Software e Cloud: segunda-feira = 12,28%
Horários: 6h (início da manhã); 11h (horário com maior fluxo de trabalho antes do almoço); 22h (final do dia); além de 1h da manhã.
Ecommerce: quarta-feira = 7,86%
Horários: As melhores taxas estão no horário comercial: 11h, 12h, 14h e 18h.
Mídia e Comunicação: quarta-feira = 9,24%
Horários: entre 4h e 7h a taxa de abertura fica acima de 11%, algo que só volta a acontecer às 20h
Saúde e Estética: segunda-feira = 10,33%
Horários: Além dos horários da tarde (entre 13h e 17h) que apresentam média de abertura acima de 10%, há destaque para alguns horários do início da manhã que chegam a 13,6%
Imobiliário: terça-feira = 9,13%
Horários: o destaque são as constantes subidas e quedas na média de abertura, apenas com o período das 11h até 13h apresentando um nível estável acima de 10%.
Serviços: terça-feira = 10,63%
Horários: emails enviados nas primeiras horas da manhã representam o maior pico na taxa de abertura, acima de 13%, enquanto que no período final da manhã e começo da tarde fica com essa média estável em 10%
Indústria e Engenharia: terça-feira = 12%
Horários: Os horários de 5h e 6h da manhã apresentam o maior pico na taxa de abertura, com percentual que chega a quase 20%. No horário comercial, a taxa fica estabilizada acima de 10% para campanhas de Email Marketing enviadas entre 8h e 18h.
Varejo: terça-feira = 9,83%
Horários: Ao longo do dia o padrão é ficar com taxas entre 8% e 9%. Emails enviados entre os horários de 1h até 4h da manhã ultrapassam a marca de 10% de abertura
Consultoria e Treinamentos: estável entre a segunda-feira (melhor dia com 10,23%) e a quinta-feira = 10,23%
INSIGHTS GERAIS SOBRE A TAXA DE ABERTURA:
Após analisar cada segmentos, podemos tirar alguns insights importantes sobre a relação dos dias da semana com a taxa de abertura:
– A terça-feira é o dia que lidera as taxas de abertura para a maioria dos segmentos: 5 dos 10 analisados aqui possuem esse dia como aquele mais forte para enviar Email Marketing. Isso significa que há uma tendência para abrir mais emails no 2º dia útil de cada semana;
– A segunda-feira (para 3 segmentos) e a quarta-feira (para 2 segmentos) também são dias que aparecem no topo quando olhamos para a taxa de abertura. Isso mostra que o começo da semana é o período de maior interesse nas ações de Email Marketing;
– A partir da quinta-feira já há um indício de queda na taxa de abertura para a maioria dos segmentos, queda que é mais acentuada a partir da sexta-feira;
– Naturalmente, o fim de semana apresenta as menores taxas comparando os dias da semana, mas com destaque negativo para o sábado: esse é o dia com a menor taxa de abertura para 7 dos 10 segmentos analisados. Sinal de que o 1º dia de descanso reduz drasticamente o interesse em ações através deste canal;
– Negócios que atuam no mercado B2B, como empresas de Software e Indústria, possuem uma taxa de abertura média acima de 11%, enquanto empresas B2C como Ecommerce e Varejo, que possuem maior concorrência, ficam com média de abertura na casa de 7% ou 8%.
DESEJA TIRAR OUTRAS DÚVIDAS OU FALAR CONOSCO SOBRE COMO ENVIAR EMAIL MARKETING EM JOINVILLE E REGIÃO, CRIAR UMA CAMPANHA, GERAR CADASTROS PARA ENVIAR EMAIL MARKETING ou NEWSLETTER? VAMOS AGENDAR UM CAFÉ? CLIQUE AQUI E AGENDE UM HORÁRIO PELO WHATSAPP DA LAURENZ MARKETING DIGITAL EM JOINVILLE E REGIÃO, OU ACESSE NOSSO FORMULÁRIO DE CONTATO, CLICANDO AQUI
Fontes:
– ABEMD – Associação Brasileira de Marketing de Dados
– RD Station
– DMA DATA & MARKETING ASSOCIATION